quarta-feira, 3 de agosto de 2011

JOÃO JOSÉ BAPTISTA NOGUEIRA (1825-1909)


JOÃO JOSÉ BAPTISTA NOGUEIRA (1825 Porto Pt - 1909 Joanópolis SP), UM DOS PATRIARCAS DA CIVILIZAÇÃO PAULISTA, ABOLICIONISTA, CAFEICULTOR, ACOLHEDOR DAS MILHARES DE FAMÍLIAS IMIGRANTES EUROPÉIAS E NIPÔNICAS E UM DOS POSSÍVEIS ALICERÇADORES DO FUTURO ESTADO DE ISRAEL. Q A PAZ ESTEJA CONOSCOOOO!!! EEE.
Foto:Joanópolis, quinta-feira, 9 de setembro de 2010.

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2010/09/eureka-acheiiii-acheiiii.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2010/10/jjb-nogueira-seria-judeu-sefaradita.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/01/praca-joao-jose-baptista-nogueira.html


CAFÉ:
Originário da Etiópia [situado no Chifre da África], onde já era utilizado em tempos remotos, o café atravessou o Mediterrâneo e chegou à Europa durante a segunda metade do século 17. Era a época do Barroco e das monarquias absolutas, e a expansão do comércio internacional enriquecia a burguesia. Já no início do século 18, os Cafés tornaram-se centros de encontro e reunião elegante de aristocratas, burgueses e intelectuais.
Precedido pela fama de "provocar idéias", o café conquistou, desde logo, o gosto de escritores, artistas e pensadores. Lord Bacon atribuía-lhe a capacidade de "dar espírito ao que não o tem". os enciclopedistas eram adeptos fervorosos do café e dos Cafés, que Eça de Queiroz chegou a afirmar, muito depois, que foi do fundo das negras taças "que brotou o raio luminoso de 89", referindo-se às discussões entre iluministas que precederam a Revolução Francesa.
(...)

[BRASIL:]
Penetrando pelo vale do rio Paraíba, a mancha verde dos cafezais, que já dominava paisagem fluminense, chegou a São Paulo, que, a partir da década de 1880, passou a ser o principal produtor nacional da rubiácea (café). Na sua marcha foi criando cidades e fazendo fortunas. Ao terminar o século XIX, o Brasil controlava o mercado cafeeiro mundial.

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=518
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_reinado#Caf.C3.A9

- /// ------------///-------------

Em 1935, a Itália, contaminada pelos ímpetos expansionistas de Mussolini, invadiu a Abissínia e forçou o negus [Hailê Selassiê] ao exílio. Nessa ocasião, no ano de 1936, proferiu corajoso discurso, junto a Liga das Nações, protestando contra a omissão dos Chefes de Estados das demais nações, face ao perigo nazista iminente. Foram suas palavras:

”Eu jamais acreditaria que todas as nações do mundo, entre as quais as mais poderosas da terra, pudessem acovardar-se diante de um único inimigo. Mas, diante de Deus, nenhuma nação é melhor do que outra”.

E profetizou: “Hoje fomos nós, amanhã serão vocês”.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Haile_Selassie

1974.

'O mundo não pode permanecer indiferente à fome na África', diz o Papa
01 de agosto de 2011 (segunda-feira)


"Muitos irmãos e irmãs no Chifre da África sofrem as consequências dramáticas da fome, agravada pela guerra e pela falta de instituições estáveis", acrescentou.

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h2ZVJQPMg_T5QZIXAGnWa88g-dxw?docId=CNG.e2b4376bcadc81d7ca76bf4d596e55ac.b1

Nenhum comentário:

Postar um comentário