Edem das Seine [A cada um o seu]
A inscrição Jedem das Seine [A cada um o seu], no portão de Buchenwald. "Um cinismo típico da mentalidade nazista".
MORAL DO TEXTO ABAIXO: ENQUANTO O SOLDADO ALIADO, EXTERNO DO "FATO", VIU UMA PANZERFAUSTS, O OUTRO, NA FILA EM MARCHA, TINHA ABSOLUTA CERTEZA QUE ERA UMA BAZUCA.
"(...) Esse relatório preliminar é importante por várias razões. Em primeiríssimo lugar, porque os dois americanos, testemunhas imparciais, confirmam contundentemente a realidade da insurreição armada, organizada pela resistência antifascista de Buchenwald, e que foi alvo de polêmica nos tempos da Guerra Fria. Mas o mais importante, ao menos para mim, do ponto de vista humano e literário, é uma palavra desse relatório: a palavra alemã Panzerfaust.
De fato, o relatório escrito por Fleck e Tenenbaum está, é lógico, em inglês. Mas quando mencionam a arma individual antitanque, que se denomina bazooka em quase todos os idiomas do mundo, inclusive em inglês, recorrem à palavra alemã.
Isso sugere que Fleck e Tenenbaum, o civil e o militar, são americanos de ascendência germânica recente. E abre um novo capítulo da pesquisa que eu gostaria de empreender.
Mas outra razão, mais pessoal, suscita meu interesse na palavra Panzerfaust, que significa, literalmente, “punho antitanque”. Acontece que, naquele dia de abril de 1945, eu estava na coluna que marchava para Weimar, naquela coluna de homens armados, furiosamente alegres. Eu estava entre os que portavam bazucas."
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-58/despedida-jorge-semprun-1923-2011/de-bazuca-em-buchenwald
CADA SER CRIA O SEU PRÓPRIO MUNDO. AMÉM. ;)
AGORA VOCÊ VÊ!
terça-feira, 5 de julho de 2011
HITLER TINHA DESCOBERTO A DIVINDADE DO HOMEM E FICOU "MACHO" , PORQUE ERA O JUDEU O GERADOR DE TUDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário