quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LIVROS ESCOLARES DESTRUÍDOS - MARÍLIA SP


Os alunos da escola na qual sou mestre, E.E. Benito Martinelli e de uma outra escola no bairro - Zona Norte - , destruiram (28/11 - provavelmente) e queimaram, respectivamente, os materiais didáticos que são fornecidos pelo Estado SP.

Por que desta atitude de cerca de 60 alunos de cada escola?
Na escola Benito, onde sou professor, não percebi nenhum movimento antecipado dessa atitude... Inclusive a escola está fazendo (do dia 30/11 até amanhã 03/12) inter-classe com equipes de volei e futebol de salão.

Parecem ser casos típicos de pogroms, palavra russa que significa "causar estragos, destruir violentamente"... Casos esporádicos que sempre perseguiram os homens, quando estão em coletividade, acometidos pelo ódio.

Pois é, sei que os nossos alunos são batalhadores e centenas deles passam por grande luta no dia-a-dia, visto que esta região é afastada do centro da cidade e existe favela(as favelas começaram a surgir na década de 1980 em Marília), criada literalmente pelas palavras de um ex-prefeito e atual deputado federal da região, um possesso ambulante.

Bem, pelo menos o ódio exteriorizou-se em bens materiais apenas.

SOBRE POGROMS:
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005183
FOTO E MATÉRIA SOBRE O CASO:
http://www.visaonoticias.com/noticia.php?id_noticia=571
UMA FILMAGEM DE UM POGROM CONTRA OS JUDEUS NA UCRÂNIA EM 1941:
http://www.youtube.com/watch?v=jdetgayGXmA



Time do 1º C do Benito Martinelli, inter-classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário