segunda-feira, 20 de junho de 2011

LEGAL ESTA MATÉRIA DE UM PAULISTANO SOBRE JOANÓPOLIS.

Entre serras e águas e lobisomens...

Já era fim de tarde e a primeira vez que andava alí! Uma estrada chamada "Entre Serras e Águas", uma estrada com paisagem espetacular!! Sá havia um pesamento insistente que surgia do meu subconsciente: conclui que uma estrada assim não poderia acabar em um lugar ruim!! Era apenas uma estrada, mas... com algo mais!! Acertei! Fui parar em Joanópolis. Cabeça de músico é um mundo a parte. Devo ter composto umas 40 melodias dentro do carro com o nome; "Entre Serras e Águas", mas que se perderam insuficiente gravador que fica instalado em minha memória. No final da estrada: a cidade. Não sei porque, mas aquele dia compunha uma nova melodia para cada lugar interessante de Joanópolis.

A farmácia foi um belo exemplo. Entrei na farmácia da praça para não comprar nada! Simplesmente porque me apaixonei pela harmonia natural de sua decoração antiga! Me (sic) remeteu a infância. Naquela época, se fosse junto com meu pai a uma farmácia, seria para tomar injeção ou ficar com medo de algum medicamento dolorido...!

Então em Joanópolis eu entrei na farmácia para comprar nada! Tive que inventar o que comprar quando a atendente perguntou o que queria. Na verdade queria me sentar lá dentro e deixar que a farmácia "virasse música", a música que fiz para a "pharmácia" de Joanópolis. Só uma farmácia, mas... com algo a mais!!!
Um coreto, uma igreja, padaria e lojinha que vende produtos diversos. Quem mora aqui não entende alegria do paulistano quando se depara com essas coisas "simples" e objetivas.

Os moradores de Joanópolis se esqueceram que quando vemos alguém sentado no banco da praça esperando para ir à missa ficamos um pouco mais livres da nuvem de cimento e fumaça que insiste em nos seguir. paulistano geralmente é identificado por alguns cacoetes! Nem arrisco me aprofundar nesse assunto, mas naturalmente nossa aura é pouca transparente, carregada de poluição e tiques nervosos. Aparentemente Joanópolis é mais uma cidade. Quem aqui chega e simplesmente olha, pensa que a cidade é parecida com alguma outra, e é! Mas... uma cidade com algo mais.

Nós músicos trabalhamos com todos os sentidos, porém nossa percepção do mundo tem amplitude e latitude aprimorada e com gps divino. Somos uma antena em forma de corpo humano! Captamos o que nunca se fala, percebemos o imperceptível comum e raramente conseguimos verbalizar tudo isso. As vezes imagino que deveríamos ter antenas, como algum inseto e olhos para apenas não tropeçarmos. Foi assim, simplesmente assim, que me apaixonei por Joanópolis, captando esse "algo a mais espiritual" presente na cidade! Captei o que só os apaixonados pela cidade conseguem perceber.

Então, pra mim, os apaixonados por Joanópolis passaram a serem pessoas sensíveis, portadores de antenas, verdadeiros extraterrestres, mas com algo a mais!! mas isso também é coisa de gente!! Amo gente!! Depois que me aventurei pela literatura Freudiana entedi o velho ditado: "para se fazer um mundo é preciso de gente de toda a espécie". As pessoas de Joanópolis são como a cidade, aparentemente simples, mas... com algo a mais!!

Outro dia, no meio da tarde, andando pela cidade, notei que em grande parte do comércio havia um cachorro ou gato. Estavam em estado sonolento na porta dos estabelecimentos, e em pleno desprezo com a saída e entrada de fregueses. Isso me fez lembrar que amo animais em um plano igual ao humano! Meu coração não me engana mais, animais estão no mundo para serem amados e bem tratados! Então, pensei em lobisomem: são uma mistura de gente com uma espécie de cão. Entendi porque o lobisomem veio morar em Joanópolis.

Lobisomens só podem ser um presente por representarem uma mistura de cachorro com gente! Imaginei minha dobermann (já falecida e que foi um santa) com meu avô (também falecido e um grande ser humano) juntos, misturados em forma de lobisomem. Acho que esse lobisomem seria um "bicho-humano" do bem, boa gente, uma espécie de santo bem humorado! E é por isso que ele veio morar em Joanópolis, porque ele é um lobisomem, mas... com algo a mais!!
Joanópolis é um grande amor, um amor que se fortifica a cada chegada, mas que como todo amor, não tem muitas explicações racionais. Uma cidade que ainda não conheço formalmente, mas que reconheço intimamente. Apenas uma cidade, mas... com algo a mais!!!

Guitarista Jonas Sant'Anna.
Atua há mais de 30 anos na área musical, como educador em diversas universidadas, instrumentista e músico em shows e gravações.
Jornal Tribuna da Cidade. N. 55. Ano VII. Junho de 2011. p.8.

A "Pharmácia" foi do Dr. Felício Fernandes Nogueira- farmacêutico e médico -, um mito da civilização paulistana. Lembrando que a represa da Cantareira, que fica em Joanópolis e Piracaia, abastece com água potável cerca de 50% da grande São Paulo, 10 milhões de pessoas e fora construída pelo Prof. Lucas Nogueira Garcez (Governador de SP de 1951-1955), quando presidente das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP) e da Eletropaulo. Foto Abaixo, Dr. Felício quando prefeito de Joanópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário