domingo, 2 de outubro de 2011

DISCURSO DE ABERTURA DO 1º CONGRESSO SIONISTA
(Theodor Herzl, Basiléia - Suíça, 29 de agosto de 1897)


"Temos três dias para realizar trabalhos de muita importância. Colocaremos a primeira pedra do edifício que um dia se converterá em Lar da nação judaica. A causa é tão grande que devemos falar dela em termos mais simples."

"É importante dizer que a vida intelectual dos judeus sempre deixa menos a desejar que suas atividades físicas. Por tal motivo, os precursores práticos do sionismo atual começaram a fomentar a agricultura entre os judeus."

"A colonização que vem sido realizada até a data conseguiu o que pode, dentro dos limites que lhe foi fixado. Ela confirmou a aptidão, tantas vezes negada, dos judeus para a agricultura. Mas ela não apresenta solução do problema judaico e não pode apresentá-la em sua forma atual."

"A imigração dos judeus significa para aquele país empobrecido – e para todo o Império Otomano -, uma inesperada afluência de forças. Sua majestade o Sultão tem bom conceito de seus súditos judeus e os trata com muita benevolência. Existem, então, condições que permitem levar o assunto em bons termos se o manejarmos com tino e destreza. A ajuda financeira que os judeus podem oferecer à Turquia é bastante considerável e servirá para curar muitos males internos daquele país. Se a solução do problema judaico levará consigo a solução de certo aspecto do problema do Oriente, isto redundaria, certamente, no benefício de todos os países civilizados. O estabelecimento dos judeus implicaria também em um melhoramento da situação dos cristãos no Oriente."

"Vocês sabem que em muitos países as dissidências para com os judeus chegaram a constituir uma calamidade para os respectivos governos. Se se toma partido em favor dos judeus, pode estar seguro da oposição por parte das massas, que se encontram sob a influência de agitadores. Se se toma partido contra os judeus, a singular influência deste sobre o comércio internacional pode acarretar graves conseqüências para a economia dos respectivos países. Há exemplos disso na Rússia. Se, finalmente, o governo permanece neutro, os judeus se vêem sem proteção no regime existente e passam aos partidos subversivos. O sionismo, que é a auto-ajuda dos judeus, sugere uma solução deste singular e complicado sistema. O sionismo é, simplesmente, o pacificador."

"E nosso Congresso deve existir através de todos os tempos, não somente até o fim da antiga miséria. Hoje estamos reunidos nesta livre e hospitaleira cidade, onde estaremos daqui a um ano?
Porém, onde quer que estejamos e por muito que tardemos em terminar nossa obra, seja nosso Congresso solene e grandioso, em benefício dos desgraçados, sem provocar a ninguém, em honra de todos os judeus e seja digno de nosso passado, cuja glória, mesmo que remota, seja eterna!"

http://www.chazit.com/cybersio/israel/congresso.html

A CIDADE DA BASILÉIA - SUIÇA.

Basileia (em alemão: Basel, em francês: Bâle, em italiano: Basilea) é a terceira maior cidade da Suíça, com a população de cerca de 170 000 habitantes. É considerada a capital cultural da Suíça.
No grego koinê, Basileia significa "reino" ou "domínio". A cidade foi fundada pelos romanos com o nome de Basilia.

Basileia é sede do Banco de Compensações Internacionais (um espécie de banco central dos bancos centrais) e por isso batiza também o acordo que trata da normatização dos procedimentos bancários. É sede ainda de indústrias, bancos, seguradoras e empresas de transporte.

A cidade de Basileia é também referência mundial no campo da indústria farmacêutica e abriga sedes de diversas empresas, entre as quais Novartis, Syngenta, Ciba Specialty Chemicals, Clariant, Hoffmann-La Roche, Basilea Pharmaceutica e Actelion.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basileia

SUIÇA - PONTE CENTRAL - MITTLERE BRÜCKE (1225)


A ponte Central, também conhecida como Ponte Médio do Reno, a mais antiga existente travessia do Reno entre o Lago Constança e do Mar do Norte e está situado na Suíça cidade de Basel.

BRASIL - PONTE DOS NOGUEIRA

Ainda no início da história de Piracaia, em 1829, nas divisas eclesiásticas do município, é mencionada a "Ponte dos Nogueiras"[1] sobre o "Rio Jacarehy".

1. HARRIS, Terry Gonçalves. Ecos Distantes: primórdios e evolução histórica de Joanópolis. São Paulo: Ed. EDICON, 1996. p. 60. A.F. Almeida, op. cit., p.8.

BANCO DE COMPENSAÇÕES INTERNACIONAIS

O Banco de Compensações Internacionais (em inglês: Bank for International Settlements) é uma organização internacional responsável pela supervisão bancária. Ele visa "promover a cooperação entre os bancos centrais e outras agências na busca de estabilidade monetária e financeira". Sediado em Basileia, na Suíça, reune 55 bancos centrais de todo o mundo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_Compensa%C3%A7%C3%B5es_Internacionais

JOÃO JOSÉ BAPTISTA NOGUEIRA (1825 - 1909)

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/08/joao-jose-baptista-nogueira-1825-1909.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário