segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ouro enterrado em Joanópolis SP


Na minha estada na região de Joanópolis, quando da campanha política a Deputado Federal, ouvi algumas histórias interessantes, uma delas:

Há uma grande quantidade de ouro depositado em recipientes de ferro, que estão enterrados em alguma parte de Joanópolis, ouro este que foram oriundos da venda do café para exportação, o pagamento era aceito somente em ouro. Fomos confirmar com o meu avô, Tácito Nogueira (1916). Afirmou que existiu este rumor, mas que ele, pessoalmente já "cavou" mas nada encontrou, "...quer saber, naquele tempo não tinha nada, as pessoas passavam dificuldades, isso ai é história...".
Descobri esta história por uma moradora próxima ao bairro dos Pintos, em Joanópolis, casa majestosa e com arquitetura maçônica, inclusive contou-nos sobre um capitão do exercito que utilizou até detector de metais em uma localidade,ela mesma presenciou, quando criança. Também demoliram uma pequena capela, no bairro da Vargem Grande, procurando os metais preciosos.

Eu acho que a riqueza escondida nesta região está mais para as respostas de nossas origens seculares que a riqueza material. Vai saber!

“Ousei rasgar o espesso e misterioso véu que cobria o Tesouro, persuadido de que a desconsolação pública e a extinção do patriotismo andam a par da miséria pública; de que a ruína dos Estados, a queda dos Impérios são conseqüências das desordens das finanças”.(Relatório do Ministro da Fazenda, Manuel Jacinto Nogueira da Gama, Visconde de Baependi, em 1823)

Biografia resumida de Manuel Jacinto Nogueira da Gama:
http://www.fazenda.gov.br/portugues/institucional/ministros/dom_pedro003.asp


Tácito Nogueira (1916). Foi o braço direito em curas do seu tio, o farmacêutico e médico Dr. Felício Fernandes Nogueira (1900-1985).

Casos interessantes...

Pergunta de um enfermo:
- Você tem certeza que vai resolver?
Tácito:
- Se você não morrer, cura!
Depois de alguns dias, o enfermo aparecia na farmácia com uma Solitária nas mãos.

Outro caso:
- Como era a doença do Macaco?
Tácito:
Ah... a pessoa ficava preta, pequena, que nem um macaquinho. Passava uma erva e sarava.

Depoimento de Tácito, em sua casa, a enfermeira Rosa Sutter. Set/2010.
RSRSRS

Curiosidade sobre a doença do macaco.
http://gentesemsaude.blogspot.com/2008/02/algum-conhece-doena-de-macaco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário