quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EUA x CHINA

05/01/2012 - 18h46
EUA veem riscos da China e miram Índia como maior aliado

Obama (centro) fala sobre novas políticas militares dos EUA ao lado do chefe do Pentágono, Leon Panetta (esq.)

O plano de defesa apresentado nesta quinta-feira pela administração Obama indica que Pequim busca meios de conter a capacidade dos EUA em projetar seu poderio militar.

Descrita em um documento de oito páginas, a estratégia militar foi apresentada hoje pelo presidente Barack Obama em Washington.

Segundo Obama, apesar dos cortes previstos no orçamento militar, é intenção dos EUA aumentar sua influência sobre a região asiática, considerada "crucial" para o país pelos próximos anos.

O relatório aponta que os EUA vão expandir suas alianças na região, e aponta a Índia como uma parceria de longo prazo, e deve ser apoiado em sua iniciativa de prover segurança na área do oceano Índico.

(...)

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1030463-eua-veem-riscos-da-china-e-miram-india-como-maior-aliado.shtml

05/01/2012 - 08:25
Superávit comercial da China diminui em 2011

Ministério do Comércio disse que a economia mundial enfrenta situação "severa e complicada" neste ano. Mesmo assim, a China quer ampliar exportações

O superávit comercial da China encolheu para 160 bilhões de dólares no ano passado, disse o ministro de Comércio do país, Chen Deming, nesta quinta-feira, dando veracidade às promessas de Pequim para impulsionar as importações e equilibrar a balança.


Em 2010, o superávit chinês foi de 183,1 bilhões de dólares. De acordo com cálculos da Reuters, a China registrou superávit de cerca de 21,6 bilhões em dezembro passado, que seria o maior em quatro meses e um grande aumento em relação ao saldo positivo de 14,5 bilhões registrado em novembro.

(...)

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/superavit-comercial-da-china-diminui-em-2011

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/as-sete-maiores-economias-mundias.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/brasil-supera-china-e-india-em-criacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário