quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

EXCLUSIVIDADE: HISTÓRIA DO PÃO PRP

Matéria a pedido de internauta.
Pão PRP que é feito na padaria do Pepe em Joanópolis. A padaria Central também faz o pão.

Projeto de Lei nº 15/2007
Poder Legislativo

“Declara o pão PRP como Bem
Cultural da Estância Turística de
Joanópolis”.


BREVE HISTÓRICO

Um certo pão, em forma de X, aromatizado com erva doce e meio adocicado, foi batizado pão PRP em homenagem a um partido político nesta cidade.

Apesar do abalo das bases políticas (golpe de 30 e revolução de 32) o PRP de Antonio Fernandes Cardoso e o PC (partido Constitucionalista) comandado pelo Prefeito da época Estelita Ribas, formaram duas sedes de clubes: a do PRP, onde hoje é Banco do Brasil e a do Clube do PC onde hoje é a Nossa Caixa.

A rivalidade era muito grande, as discussões políticas eram muito acaloradas e foi nesse clima de rivalidade que na Padaria do Sr. Benevenuto Zampoli no ano de 1936, o padeiro Paulo Meira lançou o tal pão e, como partidário do Partido Republicano Paulista, batizou o pão com o nome de PRP, mesmo imaginando que os partidários do PC jamais o comeriam.

Com o fechamento da padaria do Benevenuto Zampoli, o padeiro Paulo Meira foi trabalhar na padaria do Senhor Justo Valério, juntamente com seu colega, José Leonel, onde hoje é a padaria central de Marcos Maroni, e lá continuou fazendo o pão PRP, como tradição daquela Padaria, sendo também confeccionado por todas as Padarias da cidade e adquirindo fama na mídia nacional.

FALAR EM PÃO, VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/01/israel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário