domingo, 30 de janeiro de 2011

CHOL=FENIX




Então dizia eu: No meu ninho expirarei, e multiplicarei os meus dias como o Chol;
JÓ. 29:18.


Tacido, historiador romano, por exemplo, mesmo admitindo a existência de elementos fabulosos nas histórias sobre a Fênix lenda, endossa o caráter "histórico" dessa lenda:

No consulado de Paulo Fábio e L. Vitélio, depois de um longo decurso de anos, apareceu no Egito a fênix, maravilha que foi matéria para doutas dissertações dos naturais e dos Gregos da época. Sobre alguns pontos são todos acordes, sobre outros falam com incerteza, como vou contar, pois vale a pena saber. Essa ave é consagrada ao sol, e pela forma e natureza das plumas é diferente de qualquer outras: nisto concordam os que a descreveram; mas a respeito do período de ano de seu reaparecimento variam as opiniões. Ficam geralmente o ciclo de quinhentos anos, e alguns pretendem que seja de mil quinhentos e sessenta e um, pois que as primeiras foram vistas nos reinados de Sesósides, de Amásis e mais tarde no de Ptolomeu, terceiro dos reis macedônios, tendo elas voado para a cidade de Heliópolis, com grande acompanhamento de aves, admiradas de sua estranha figura. Não há certeza, porém nos fatos da antiguidade: entre Ptolomeu e Tibério, decorreram menos de duzentos e cinqüenta anos; e por isso alguns pensaram que não era esta a verdadeira fênix, nem procedente da Arábia, nem semelhante às de que rezam as antigas memórias. Portanto, conforme a tradição, quando, completo o número de anos, se avizinha a morte, a fênix faz em sua terra um ninho, que ela fecunda, e donde nascerá um filhote. Apenas cresce este, seu primeiro cuidado é sepultar o pai. Não o faz, porém, de qualquer maneira, mas, tomando certa quantidade de mirra e experimentando suas forças, quando se acha capaz de com o peso vencer a viagem, carrega o corpo do pai para o altar do sol e ali o queima. Tudo isto, entretanto, incerto e aumentado de fábulas, mas não se duvida de que às vezes esta ave é vista no Egito.


SOBRE O MITO DA AVE FENIX:
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_11738/artigo_sobre_apontamentos_as_representacoes_do_mito_da_ave_fenix:_indicios_na_historiografia_antiga,_
no_imaginario_na_antiguidade_oriental_e_classica,_nas_escrituras_hebraicas_e_no_cristianismo_antigo
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/F%C3%AAnix

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%AAnix#Cita.C3.A7.C3.B5es
http://www.chabad.org.br/biblioteca/historias/hist03.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário