sábado, 20 de novembro de 2010
UMA DAS DOZE TRIBOS DE ISRAEL: JUDÁ, TB NO BRASIL
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra... e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação... abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da Terra." (Gênesis 12.1-3)
"O Senhor teu Deus te escolheu, para que fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a Terra." (Deuteronômio 7.6)
"Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que não se dirá mais: vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito: Mas sim: vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, que dei a seus pais." (Jr 16:14-16)
"Porque assim diz o Senhor: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o restante de Israel. Eis que os trarei da terra do Norte, e os congregarei das extremidades da terra; e entre eles também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto; em grande congregação voltarão para aqui. Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito. Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai nas terras longínquas do mar, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho... Hão de vir, e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do Senhor" (Jeremias 31.7-12)
"Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente. Direi ao Norte: dá; Ao Sul: não retenhas: trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra." (Is 43:5,6)
"Assim diz o Senhor Deus: Eis que levantarei a minha mão para as nações...; então eles trarão os teus filhos nos braços e as tuas filhas serão levadas sobre os ombros." (Is 49:22)
"Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer os cativos de Jacó . E me compadecerei de toda a casa de Israel: terei zelo pelo meu santo nome; então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que os fiz ir em cativeiro entre as nações e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e nenhum deles excluí." (Ez 39.25;28)
"Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o leão da tribo de judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. (Apocalipse 5:5)"
POVO ESCOLHIDO, APESAR...
"Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu, porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais (Abraão, Isaque e Jacó), o Senhor vos tirou (do Egito)" (Deuteronômio 7.7,8)
"Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome." (Ezequiel 36.22)
"Tu és o meu servo, és Israel por quem hei de ser glorificado." (Isaías 49.3)
"Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. Eles dizem... aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos cousas aprazíveis, profetizai-nos ilusões" (Isaías 30.9,10)
"Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje" (Ezequiel 2.3).
TRIBO DE JUDÁ
Os descendentes de Judá, o quarto filho de Jacó (Gn 29:32-35). Encontrava-se dividida em cinco famílias principais, três das quais descendiam dos filhos de Judá e duas dos seus netos (Nm 26:19-21; 1Cr 2:3-6). Naassom é mencionado como um príncipe da tribo de Judá, sob o comando de Moisés no deserto (Nm 1:7; Nm 2:3; Nm 7:12-17; Nm 10:14). Outro proeminente líder durante as vagueações pelo deserto foi Calebe, filho de Jefoné, que foi também o espia representando a sua tribo (Nm 13:6; Nm 34:19). Judá foi a primeira tribo a tomar posse do seu território após a morte de Josué. Com a ajuda da tribo de Simeão, os homens de Judá dirigiram-se para a região montanhosa da zona sul da Palestina Oeste, fizeram com que os cananeus deixassem muitas das suas cidades e ocuparam essas cidades e redondezas (Jz 1:1-20).
JESUS CRISTO
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia. E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações." (Mat 1:1-17)
E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José, E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí, E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá, E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri, E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er, E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi, E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim, E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi, E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom, E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom de Parez, e Perez de Judá, E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor, E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Éber, e Éber de Salá, E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque, E Lameque de Metusalém, e Metusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã, E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus." (Luc 3:23-38)
__________///__________________________///_______________________________///________
FUNDAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
OSWALDO EUCLIDES DE SOUZA ARANHA foi eleito Presidente da ONU em 1947 e reeleito em 1948.
Em 16 de setembro de 1947, preside a sessão da ONU em que é aprovada a partilha da Palestina, com a futura criação do Estado de Israel em 1948. Em razão de ter dado pátria ao povo judeu, seu nome é considerado uma lenda em Israel.
DESCENDÊNCIA
Descendente de Tomé Rodrigues Nogueira do Ó.
A 15 de fevereiro, nasce em Alegrete-RS OSWALDO EUCLIDES DE SOUZA ARANHA - o “Cidadão do Mundo”. Era filho do coronel Euclides Egydio de Souza Aranha e Luiza de Freitas Valle Aranha, proprietários da estância Alto Uruguai no município gaúcho de Itaqui.
Segundo entre os 11 filhos do casal, descendia diretamente, pelo lado paterno, de Maria Luzia de Sousa Aranha, baronesa de Campinas (da região paulista que hoje corresponde à cidade do mesmo nome), cujo marido foi um dos responsáveis pelo início do plantio de café na província de São Paulo.
Seus avós paternos eram Martins Egydio de Souza Aranha e Sabina Amaral Nogueira Aranha, ambos naturais de São Paulo.Seus avós maternos eram Manoel de Freitas Valle, natural de São Paulo, e Luiza Jacques de Freitas Valle, natural de Alegrete-RS.
FOTO 1890 - ARNALDO JOSÉ NOGUEIRA (1871-1947) E DOMINGOS JOSÉ NOGUEIRA (1852-1950), FILHOS DO PATRIARCA JOÃO JOSÉ BAPTISTA NOGUEIRA (1825 Porto - 1909) - MEU QUINTO AVÔ -, ESTE, POSSIVELMENTE UM DOS FINANCIADORES DA PRIMEIRA "Aliyah" (1882-1903) OU SEGUNDA "Aliyah" (1904-1914)- RETORNO DOS JUDEUS A ISRAEL.
A NOVA GERAÇÃO DOS NOGUEIRA (ANO 2000) POSSIVELMENTE É PRÓXIMA A SEXAGÉSIMA (60º) GERAÇÃO DE ABRÃAO E A VIGÉSIMA (20º)DE CRISTO.
PROF. ÉMER NOGUEIRA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário