quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MARK TWAIN


ESCRITO PELO AMERICANO MARK TWAIN - HARPER'S, SETEMBRO DE 1899

Se as estatísticas estão corretas, os judeus constituem somente 1% da raça humana. Isto faz lembrar um sopro de poeira de estrelas da Via Láctea. Dificilmente, ouviria-se falar de um judeu, mas falava-se e sempre se falou. Sua importância na terra é como a de qualquer outro povo e sua relevância comercial está muito além da insignificância de sua capacidade.

Suas contribuições para a lista mundial de grandes nomes da literatura, ciência, arte música finanças, medicina e saber obtuso também estão fora de proporção pela fragilidade dos números. O judeu conquistou seu lugar neste mundo em todas as épocas e o fez com as mãos atadas.

Podia ficar orgulhoso de si e ser desculpado. Os egípcios, os babilônios e os persas ergueram-se, preencheram o planeta com som e esplendor, e murcharam desaparecendo gradualmente. Os gregos e romanos vieram em seguida fazendo um grande alarde para depois sumirem. Outros povos surgiram e durante algum tempo suas tochas permaneceram acesas. Mas, esvaeceram-se e hoje fazem parte do crepúsculo ou desapareceram.

O judeu viu todos, os superou e hoje é o que sempre foi, não demonstra decadência nem desgaste pela idade, enfraquecimento das partes, diminuição de suas energias ou entorpecimento de sua mente alerta e agressiva. Todas as coisas são mortais, menos o judeu. Todas as outras forças passam, somente ele permanece.

Traduzido e compilado por Lise Barochel.

Em 1860, também escreveu.

"Em nenhum lugar [Palestina] podia ser encontrado um metro de sombra sequer. Era uma terra nua, totalmente deserta". Sobre a Galiléia, onde hoje é uma área de lindas florestas e pomares, ele disse: "São sete horas da manhã e à medida que andamos nos campos vejo que, a grama deveria estar cintilando com o orvalho, as flores perfumando o ar com sua fragrância e os pássaros deveriam estar cantando nas árvores. Mas, que paisagem! Não há orvalho aqui, nem flores, nem pássaros, nem árvores. Há apenas um lago claro e sem nenhuma sombra e em volta algumas montanhas nuas".

O resumo do americano Mark Twain sobre a Palestina: "Das piores terras existentes, a palestina deve ser a número um. As colinas são áridas, descoloridas, sem nenhum atrativo. É uma terra sem esperança monôtona, desolada".

HOJE:

MAR DA GALILÉIA.


FLORESTA DE HERZL.

BOM DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DO POVO JUDEU:
http://www.youtube.com/watch?v=ihzSRP8kPfs

Nenhum comentário:

Postar um comentário