segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Em Santa Bárbara d´Oeste SP


"Se me arguísseis nessa hoje, sobre se posso e devo continuar no exercício da Medicina, sob a égide do juramento hipocrático, atendendo aqueles que se nos apresentam tocados pela mão de Deus; se assim me perguntásseis eu evocaria neste momento aquele sentimento existente no Evangelho de S. Mateus: - Foi na triste jornada das Oliveiras - uma pobre mãe aflita, pede ao Cristo que lhe guarde os dois filhos no dia em que o Reino vier. E o Nazareno ao ouvir a suplica maternal, pergunta aos dois jovens se poderiam beber do cálice que Ele próprio haveria de solver. E, êles respondem: Possumos: Nós podemos. E, assim, como aqueles dois jovens do Evangelho de S. Matheus, lhes respondereis, como médico e cidadão barbarense: eu posso, eu estou pronto à luz da Realidade e da sã consciência acompanhar a grandeza da minha profissão que representa o verdadeiro milagre da liberdade, justiça e caridade.
E, não tendo mais palavras, cheio de emoções como estou, lhes diria que estou pronto a continuar na minha profissão e ao lado dêsse povo bom e acolhedor de Santa Bárbara d´Oeste." Dr. Felício Fernandes Nogueira (1900-1985).

Discurso de agradecimento pela homenagem da população de Santa Bárbara d´Oeste quando de sua aposentadoria. Jornal D'Oeste, N. 1265. 20 de agosto de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário