sábado, 25 de fevereiro de 2012

MOLDÁVIA (МОЛДОВА)

Foto: http://www.royal.gov.uk/LatestNewsandDiary/Gallery.aspx
A rainha com o Embaixador da Moldávia, o Sr. Julian Fruntasu, depois que ele apresentou suas credenciais durante uma audiência no Palácio de Buckingham, Londres, 23 de fevereiro de 2012.
(The Queen with the Ambassador of Moldova, Mr Julian Fruntasu, after he presented his Credentials during an audience at Buckingham Palace, London, 23 February 2012.)

Foto: http://theponytales.blogspot.com/2009/04/viagem-moldavia.html

A República da Moldávia, pode ser chamada também de Moldova ou Maldávia[4] é um pequeno país da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Roménia (pela região também chamada Moldávia). A sua capital é a cidade de Quichinau (Chişinău).

(...)

No século XV, o Reino da Moldávia era um importante centro regional de poder. Ocupava a Bessarábia, a Moldávia Ocidental e a Bucovina. A partir do século XVI, teve sucessivos suseranos (senhores feudais) húngaros, lituanos, romenos e turcos. Em 1812 a região foi dividida pelo tratado de Bucareste: a Bessarábia, localizada entre os rios Prut e Dniestre, foi entregue pelo Império Turco-Otomano à Rússia. Em 1878, a Romênia proclamou a independência e uniu-se com a Moldávia Ocidental. Os russos controlaram a Bessarábia até a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, a Bessarábia uniu-se à Roménia.

Durante o domínio russo, uma forte politica de russificação foi implementada, com a substituição do alfabeto latino pelo cirílico, com deportações de populações locais e a sua substituição por nacionais russos.

A Primeira Guerra Mundial levou muito mais consciência política e cultural para a população, já que cerca de 300 mil bessarábicos foram enviados ao recém formado exército russo em 1917, sendo que ainda maiores unidades de soldados moldavos foram formadas.

(...)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mold%C3%A1via

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/02/servia-emergency.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/02/argentina-castelhanos-ispanhoris.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/02/john-walker-brazil-x-putin-p-parte-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário