Os bambuzais ou taquarais eram os banheiros, cada qual dos escravos e senhores tinham suas moitas fechadas próximas as moradias. Umas varadinhas de bambú educa bem. Estou no "banheiro".
Casa-Grande & Senzala é um livro escrito pelo autor brasileiro Gilberto Freyre, e publicado em 1 de dezembro de 1933.
Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira. Além disso, Casa-Grande & Senzala enfatiza a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, principalmente portugueses, dos negros das várias nações africanas e dos diferentes indígenas que habitavam o Brasil.
Na opinião de Freyre, a própria arquitetura da Casa-Grande expressaria o modo de organização social e política do Brasil, o patriarcalismo. Tal estrutura seria capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade fundiária do Brasil colônia. Do mesmo modo, o patriarca proprietário da terra considerado dono de tudo que nela se encontrasse: escravos, parentes, filhos, esposa, amantes, padres, políticos.
Este domínio se estabeleceu incorporando tais elementos e não de excluindo-os. O padrão se expressa na Casa-Grande que é capaz de abrigar desde escravos até os filhos do patriarca e suas respectivas famílias.
"DEMÔNIO" SÁDICO.
A ECONOMIA DO CAFÉ - ABOLICIONISMO (1888) E REPÚBLICA DO BRASIL(1889): "DEMÔNIO" PERDEU OUTRA.
CAFÉ & FUMO:
Publicado por clubb215 em 15/08/2007
ÁFRICA <---> BRASIL
VAMOS COMEMORAR A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA (1888)!
"BRAHMA, DESDE 1888"
----- //// -----
Valéria Valenssa, Globeleza de 1992 a 2004.
Família.
Foto:
---- //// ----
Nenhum comentário:
Postar um comentário