quarta-feira, 28 de julho de 2010

Discernimento do ancião



Perguntei ao meu vô (94): onde estão as fazendas? Disse-me: "- Deste mundo não levamos nada. Veja lá, quantas pessoas vivem e usufruem destas terras agora?" E terminou com uma outra pergunta... Opá, pensando bem, quanto estiver em Joa e região, farei este mitsvá, unirei o útil(votos) ao agradável(cumprimento) rsrsr

Rabi Yossê ben Kisma relatou:
"Certa vez, ao andar pela estrada, encontrei um homem. Ele me cumprimentou e eu retribuí. Ele me disse: 'Rabi, de onde vem?' Respondi: 'Sou de uma cidade de eruditos e sábios.'Então ele me disse: 'Rabi, se concordar em vir conosco à nossa cidade, dar-lhe-ei um milhão de moedas de ouro, e também pedras preciosas e pérolas.'
Mas eu respondi: 'Mesmo se me desse toda a prata e ouro, pedras preciosas e pérolas do mundo, não viveria em lugar algum, a não ser um local de Torá'. E mais: no momento em que uma pessoa deixa este mundo, nem prata, nem ouro a acompanham, mas somente a Torá que estudou e as boas ações que praticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário