quarta-feira, 7 de março de 2012

"Mulher-bomba mata 5 policiais na região russa do Daguestão" (Женщина бомбардировщик самоубийство убивает 5 полицией в русском районе Дагестана)

Fotomontagem: http://profemernogueira.blogspot.com/2012/02/john-walker-x-putin.html

OUÇA A RADIO RUSSA:
http://www.radiovozdarussia.com.br/

07 de março de 2012 • 12h41

Foto: http://portuguese.ruvr.ru/2012_03_07/67824151/

Uma mulher-bomba matou pelo menos cinco policiais após ao se explodir num posto de polícia na instável região do Daguestão, no sul da Rússia.

A mulher detonou a bomba na noite de terça-feira perto de Karabudakhkent, vilarejo 40 quilômetros ao sul da capital provincial Makhachkala, disse um policial local, de acordo com a agência de notícias russa RIA.

"A terrorista se aproximou do recinto (da polícia) e se explodiu", afirmou o policial.

O Daguestão enfrenta ataques de bomba e tiroteios diários, decorrentes de uma insurgência islâmica na região majoritariamente muçulmana do norte do Cáucaso, após duas guerras separatistas na Chechênia.

Os rebeldes querem criar um Estado islâmico regido pela Sharia na região, que é próxima de Sochi, onde a Rússia irá realizar os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5651600-EI8142,00-Mulherbomba+mata+policiais+na+regiao+russa+do+Daguestao.html

A República do Daguestão
(Республика Дагестан)
(russo: Респу́блика Дагеста́н) é uma divisão federal da Federação Russa. A transliteração directa do nome da república é Respublika Dagestan. É uma das maiores repúblicas da Rússia no norte do Cáucaso, tanto em área como em população. Foi emirado independente entre 1919 e 1921. Nesse ano tornou-se república socialista soviética autónoma, integrada na Rússia.

Foto: http://portalinfomundo.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Daguest%C3%A3o

Em 27 de agosto Putin, então como o novo Primeiro-ministro da Rússia (desde 9 de agosto, o terceiro dia dos combates), voou para o Daguestão e ordenou um ataque punitivo contra o wahhabitas daguestanis da zona de Kadar (a qual seu antecessor Sergei Stepashin tinha concedido uma autonomia limitada no ano anterior), apesar de não terem participado na revolta.

Em 27 de agosto Putin, então como o novo Primeiro-ministro da Rússia (desde 9 de agosto, o terceiro dia dos combates), voou para o Daguestão e ordenou um ataque punitivo contra o wahhabitas daguestanis da zona de Kadar (a qual seu antecessor Sergei Stepashin tinha concedido uma autonomia limitada no ano anterior), apesar de não terem participado na revolta.

Na noite de 4 de setembro, como as forças federais estavam lutando para acabar com os últimos bastiões de resistência em Kadar, um carro bomba destruiu um edifício militar na cidade daguestani de Buynaksk, matando 64 pessoas e iniciando o primeiro a primeira onda de bombardeios russos. Nesse mesmo dia 5 de Setembro, na Chechénia rebeldes lançaram uma segunda incursão na região de várzea de Novolakskoye no Daguestão, desta vez com uma força maior. Os rebeldes chegaram a apenas cinco quilômetros dentro da grande cidade de Khasavyurt e ameaçaram a capital da república, Makhachkala. A segunda invasão à altura das hostilidades na zona Karamakhi em 5 de setembro, veio como uma surpresa desagradável para Moscou e Makhachkala. Segundo Basayev, o objetivo da segunda invasão foi de confundir forças federais que atacavam Karamakhi e Chabanmakhi. Combates intensivos continuaram até 12 de setembro, quando forças federais apoiadas por voluntários locais finalmente forçaram os islamistas voltar à Chechénia, apesar de confrontos armados esporádicos continuarem durante algum tempo depois.

Até meados de Setembro de 1999, os militantes foram encaminhados a partir das aldeias que tinham sido apreendidas e empurrados para trás das fronteiras da Chechénia. Entretanto, a Força Aérea da Rússia já tinha começado bombardear alvos na Chechénia. Pelo menos várias centenas de pessoas foram mortas em combate, incluindo um número desconhecido de civis. O lado federal admitiu que sofreram cerca de 279 mortos e 987 feridos.

A Rússia continuou com a campanha de bombardeio ao sudeste da Chechénia, em 23 de setembro, caças russos bombardearam alvos em torno da capital chechena Grozny. Aslan Maskhadov, o presidente separatista da Chechênia (ChRI), se opôs à invasão do Daguestão, e ofereceu uma violenta repressão exercida sobre os chefes militares renegados. Foi recusada pelo Kremlin e, em Outubro de 1999, após uma seqüência de quatro atentados bombistas a apartamentos russos, a Rússia responsabilizou os chechenos, assim, forças russas invadiram a Chechénia por terra, começando a Segunda Guerra na Chechênia. Desde então, Daguestão é um local de uma revolta em curso, o baixo nível de insurreição tornou parte da nova guerra chechena. Este conflito entre o governo e os islâmicos armados no Daguestão (em particular o grupo Jamaat Shariat) auxiliados pelos guerrilheiros chechenos já custou vidas de mais de centenas de pessoas.

A guerra no Daguestão resultou no deslocamento de 32000 civis daguestanis. Segundo o pesquisador Robert Bruce Ware, as invasões de Basayev e Khattab eram potencialmente genocidas em que eles atacaram aldeias de montanha para acomodar populações inteiras de pequenos grupos etno-linguísticos. Além disso, Ware afirma que as invasões são devidamente descritas como atentados terroristas, porque inicialmente envolviam ataques contra civis e policiais daguestanis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_do_Daguest%C3%A3o_de_1999

война в дагестане радуев (Guerra do Daquistão - Federação Russa)


Vladimir Putin comenta relações entre Rússia e Geórgia
Tags: Relação, Geórgia, Política, Mundo, Notícias, Rússia, Países Ex-soviéticos, Rússia
7.03.2012, 21:48 - OLHA A HORA NO BRASIL: 15:48h (se está perto do 15, então é bommm!)

O primeiro-ministro da Rússia Vladimir Putin considera, que os problemas nas relações entre a Rússia e a Geórgia são causados pelas ações das autoridades georgianas, mas espera que uma solução seja encontrada.

http://portuguese.ruvr.ru/2012_03_07/67852120/

Fotos originais:
http://exame.abril.com.br/economia/politica/noticias/russia-afirma-ter-desbaratado-complo-contra-putin-2
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/02/avante-marinheiros.html

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2012/03/2008-o-russo-guerra-da-georgia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário