quinta-feira, 15 de março de 2012

FORTALEZA (CEARÁ) --->>> JOANÓPOLIS (SÃO PAULO)

Mãeeee... Tô em JOANÓPOLISSSS!!!


FORTALEZA CE

O início da ocupação do território onde hoje se encontra Fortaleza data do ano de 1597/98, quando um ramo da etnia potyguara que habitava a região ao redor do Forte dos Reis Magos migrou e estabeleceu-se na região entre as margens do rio Cocó e rio Ceará, tendo ao fundo as serras de Pacatuba e Maranguape.

A partir de 1603, os portugueses começaram a colonização do Ceará. O português Pero Coelho de Sousa aportou na foz do Rio Ceará. Naquelas margens, ergueu o Fortim de São Tiago e deu ao povoado o nome de Nova Lisboa. Porém esta tentativa não vingou frutos devido à seca de 1605 e a "Nova Lisboa" de Pero Coelho foi abandonada.

O português Martim Soares Moreno chegou em 1613, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago e rebatizando o novo forte como Fortim de São Sebastião. No ano de 1631, os holandeses tentaram tomar o Forte de São Sebastião, mas esta ação conjunta com os índios potyguara não deu certo. Em 1637, houve a tomada holandesa do forte de São Sebastião, um trabalho conjunto com os indígenas. Em 1644, o Forte São Sebastião foi destruído pelos indígenas. Os holandeses foram mortos ou expulsos.

"Siara" em gravura de Arnout Montanus. Note-se o forte em posição dominante.

O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é quente, com temperatura anual média de 26,5 °C. A vegetação predominante é de mangue e restinga sendo o Parque Ecológico do Cocó a maior área verde da cidade. Seu relevo tem altitude média de 21 metros e o maior rio é o Cocó.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortim_de_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza



Comandante da 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos da América visita a Marinha do Brasil

C Alte Tidd visita o Treinador de Imersão.

No dia 14 de março, o Complexo Naval de Mocanguê [RJ] recebeu a visita do Comandante da 4ª Frota dos Estados Unidos, Contra-Almirante Kurt W. Tidd, que foi recepcionado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra (ComemCh), Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra, anfitrião da visita.

(...)

Em seguida, a comitiva americana visitou a Fragata “Independência”, atracada no cais da Base Naval do Rio de Janeiro e pôde verificar o equipamento CENTRIXS (Combined Enterprise Regional Information Exchange System) instalado no navio. O CENTRIXS é um sistema de Tecnologia da Informação utilizado pela Marinha dos Estados Unidos da América para troca de informações e para o planejamento e coordenação de operações com as Forças Armadas de países aliados.

(...)

http://www.v32.mar.mil.br/nomaronline/noticias/26032012/04.html

Foto: http://www.naval.com.br/blog/2010/08/16/reedicao-dos-melhores-textos-do-poder-naval/#axzz1qMmdVIW8


Fotomontagem: http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/01/republica-federativa-do-brasil.html

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/02/avante-marinheiros.html
http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/03/socooorrro-agora-simmmm.html
http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/03/principe-harry-disputa-partida-de-polo.html
http://profemernogueira.blogspot.com.br/2012/01/londres-enviara-navio-de-guerra-as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário