quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

"EUA e China tentam desfazer tensão"

Autoridades dos dois países se reuniram nesta quarta-feira(7)

Michele Fournoy (esq.) e Ma Xiaotian (dir.) se reuniram nesta quarta, para tentar reduzir a tensão entre EUA e China.

Autoridades chinesas e norte-americanas de Defesa se reuniram nesta quarta-feira (7), no encontro de mais alto escalão desde setembro - quando os EUA venderam armas a Taiwan, criando tensão nas relações com a China.

O evento, que sinaliza a intenção de preservar as relações apesar da tensão bilateral, envolveu

O subchefe do Estado-Maior chinês, Ma Xiaotian, disse que "o fato de as consultas terem ocorrido conforme o agendado mostra que ambos os países estão sendo sinceros a respeito de manter o intercâmbio militar".

- Tomara que ambos os lados aproveitem ao máximo essa oportunidade de ampliar o terreno comum, de manter os riscos sob controle e de evitar erros de avaliação.

Xiaotian se reuniu com a subsecretária de Defesa dos EUA, Michele Fournoy, segundo a Xinhua.

Em setembro, a China disse que a venda de armas a Taiwan - ilha autônoma que Pequim considera uma "Província rebelde" - poderia perturbar os contatos militares.

A demonstração de boa vontade diplomática entre os dois governos chega um dia depois do presidente chinês, Hu Jintao, ter dito que a Marinha chinesa deveria "realizar amplos preparativos bélicos, a fim de oferecer uma maior contribuição na salvaguarda da segurança nacional e da paz mundial".

O porta-voz da chancelaria chinesa Hong Lei disse, no entanto, disse que os comentários de Jintao em um congresso partidário da Marinha não devem ser motivo de alarme.

- A China do começo ao fim busca uma política defensiva de defesa nacional (sic), e se atém ao caminho do desenvolvimento pacífico [...] O desenvolvimento da China deu aos países do mundo uma oportunidade importante. Ela não representou no passado, e não representará no futuro, um perigo a nenhum país.

A notória intenção dos EUA de ampliar sua presença na região da Ásia/Pacífico despertou especulações em Pequim de que o governo de Barack Obama estaria tentando "cercar" a China.

Na semana passada, militares chineses criticaram EUA e Austrália por reforçarem sua cooperação militar, alertando que isso poderia abalar a confiança entre Pequim e Washington e alimentar antagonismos da Guerra Fria. Recentes rumores sobre um pacto de defesa envolvendo Índia, Austrália e EUA também causaram preocupação na China. Austrália e Índia negaram que existam planos nesse sentido.

Copyright Thomson Reuters 2011
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/eua-e-china-tentam-desfazer-tensao-apos-venda-de-armas-a-taiwan-20111207.html

VER:
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/dois-pandas-sao-enviados-da-china-para_05.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/coca-cola-in-china.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/atuacao-das-forcas-armadas-brasileiras.html
http://profemernogueira.blogspot.com/2011/12/o-grande-jequitiba-rosa-great_06.html
E SIGA OS LINKS... ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário