domingo, 23 de outubro de 2011

"Tunísia celebra primeiras eleições livres, com grande participação"

23/10/2011 às 12h12m


(...)

O líder do partido islamista que estima obterá o maior percentual de votos foi vaiado no exterior de um centro eleitoral por pessoas que o chamaram de terrorista sublinhando as tensões entre islamistas e laicos que também se vê em outros países do mundo árabe.

Rachid Ghannuchi, líder do partido islamista moderado Ennahda, se pôs na fila para votar, em um colégio eleitoral da capital:
- É um dia histórico. A Tunísia nasceu hoje. A primavera árabe nasceu hoje - disse Ghannuchi, acompanhado de sua mulher e filha.

No entanto, em sua saída do centro eleitoral, uma dezena de pessoas gritaram: "Você é um terrorista e assassino. Volte a Londres!"

Ghannuchi, que viveu 22 anos exilado no Reino Unido, associou seu partido com o islamismo moderado do primeiro ministro turco, Tayyip Erdogan. E teria dito que não imporia os valores mulçumanos à sociedade. Mas ascensão do partido preocupa os laicos tunisianos que creem que as tradições livres e modernistas de seu país estão ameaçados.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/23/tunisia-celebra-primeiras-eleicoes-livres-com-grande-participacao-925637724.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário